
Continuando nosso bate-papo sobre a "Renovação e Faxina".. estou postando mais algumas dicas desse guru: Tom Peters. Que podem ser adaptadas ao nosso dia-a-dia. Não precisamos ser líderes de grandes multinacionais para sermos ótimos líderes... ou esperar estar lá para agir de forma correta e eficiente.
Pelo contrário, é no dia-a-dia que se desenvolvem O grande líder que está dentro de cada um de nós!
Seja você, uma secretária, um professor, um jovem aprendiz, um gerente ou até mesmo uma dona de casa... basta gerar influência positiva em outras pessoas e impactar seu ambiente... pronto... você já tem grandes chances de se tornar um grande líder... basta agora dar umas lapidadinhas e tudo irá caminhar muito bem!
1 - A liderança é a arte do improviso.
O jogo - aliás, o livro essencial de regras - muda continuamente. A competição muda o tempo todo. Assim, os líderes precisam também mudar, continuar a reinventar a si próprios. Líderes têm de estar prontos a adaptar, mudar, esquecer, perdoar. Têm de estruturar novos papéis e novos relacionamentos para eles próprios, para sua equipe e para os sócios.
2 - Líderes confiam nos seus instintos.
"Intuição" é uma palavra que adquiriu uma conotação ruim. Intuição é a nova física. É uma maneira prática, einsteiniana, de tomar decisões difíceis. Linha final: quanto mais loucos os tempos, mais os líderes devem desenvolver sua própria intuição - e confiar nela.
3 - Líderes cometem erros - e não esquentam a cabeça com isso.
Ninguém - repito, ninguém - faz tudo certo na primeira vez. A maioria não faz nem na segunda, nem na terceira, nem na quarta. Winston Churchill disse que "sucesso é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo". Churchill fracassou de missão em missão - até que deparou com uma grande missão e salvou o mundo. À medida que os tempos ficam mais loucos, você verá um número maior de erros. Quando você comete erros, tem de reconhecê-los logo, mudar - para amanhã cometer erros mais friamente.
4 - Líderes amam trabalhar com outros líderes.
John Roth, presidente da Nortel, diz: "A nossa estratégia deve se ligar à de clientes que lideram indo para o ataque. Se nos concentrarmos nos clientes que ficam na defensiva, também nos tornaremos defensivos". AMÉM! Os líderes podem ser reconhecidos pela companhia. Se você estiver trabalhando com pessoas que são líderes, que têm clientes que também são líderes que compram de fornecedores que são líderes - então você poderá se manter na liderança durante os próximos cinco anos. Líderes trabalham com líderes. É isso aí - muito simples.
5 - Líderes entendem o poder supremo dos relacionamentos.
A guerra - ou seja, ter os negócios em pé de guerra - é fundamentalmente um assunto feminino! Quando tudo está preparado, o que importa são os relacionamentos que os líderes criaram com seus seguidores. O lema favorito do general americano Douglas MacArthur era: "Nunca dê uma ordem que não possa ser obedecida". As mulheres sabem disso e investem em relacionamentos - esse é um dos motivos pelos quais a primazia do talento de liderança disponível no mundo de hoje está com as mulheres!
Como ouvi de um grande amigo meu: "A maior riqueza do homem esta nos seus relacionamentos: Com sigo mesmo, com o próximo e com Deus."
A base para se tornar um grande líder é saber se relacionar muito bem com todas as pessoas. Missão muitas vezes difícil, mas com certeza muito gratificante!
Que você possa ser cada vez um influenciador e que tenha uma grande e verdadeira rede de relacionamentos, sem superficialidade!
po muito legal mesmo abril minha mente.
ResponderExcluiragora sim vou tranquilo.
meus parabens bjos.
POR FAVOR AJUDE A ADMINISTRAR MINHA EMPRESA
ResponderExcluir